segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Baldes separadores

Na nossa escola, reparamos que não existia baldes de separação de lixo. Como consequência começamos a detetar muito lixo seja em salas, no pátio e até mesmo nos jardins e estufa. Então por esse motivo e por outros, optamos por construir os nossos próprios baldes de separação!
Pega-mos baldes pretos largos e pintamos com tinta de plástico azul e amarela a parte superior, fizemos uma base adaptada de ferro para pôr ambos os baldes juntos, não fizemos o verde pois não é utilizado nem permitido a entrada de objetos de vidro dentro do estabelecimento. Já para as salas a escola adquiriu um balde branco, com uma divisória em duas partes para a parte do embalão (amarelo) e para o papelão (azul).
Com isto, achávamos que nossa escola ficaria mais limpa. Mas não dependia de só uma pessoa mas sim de todas, com isso ainda víamos muito lixo espalhado por aí. Neste caso avisamos a todas as turmas sobre os baldes existentes na mesma (escola). Esclarecemos a importância de reciclar fora e dentro de casa, ou seja, na escola, na rua, em casa, ou em outro estabelecimento publico, privado, ou em espaços abertos, independente de onde tivermos sempre devemos reciclar o lixo e depositar nos baldes de lixo e nunca jogar no chão ou até mesmo na própria natureza. Entendemos que guardar um lenço, ou um pacote de sumo na mão ou na mala é chato, mas é o melhor a fazer e não custa nada em guardar o mesmo até encontrar um contentor de lixo para depositar o mesmo.
Porém agora não vão me dizer que sabem da importância de reciclar, consumiram o conteúdo ou usaram o produto e agora que acharam um lixo não vão colocar o objeto no seu devido lugar!
Qualquer coisa não é preciso ter vergonha em perguntar em qual cor de contentor deverão pôr esse tal objeto! Se tiverem vergonha demais podem ler\ver a legenda que estará no mesmo caso for um contentor de rua e grande!
Lembrando que:
  • AZUL: papel/papelão;
  • VERMELHO: plástico;
  • VERDE: vidro;
  • AMARELO: metal;
  • PRETO: madeira;
  • LARANJA: resíduos perigosos (como pilhas e baterias);
  • BRANCO: resíduos de hospitais e serviço de saúde;
  • ROXO: lixo radioativo;
  • CASTANHO: lixo orgânico;



Fonte: https://www.ecycle.com.br/119-cores-da-coleta-seletiva.html 

Sem comentários:

Enviar um comentário