segunda-feira, 10 de maio de 2021

 

Um dia pelo ambiente

Realizou-se no dia 28 de abril, pelas 10:10, uma palestra seguida de workshop subordinada ao tema: “Um dia pelo ambiente”.

A palestra ficou a cargo da associação ambientalista Wings of the Ocean e da Dra. Paula Caldeira, bióloga da Câmara Municipal da Calheta, no workshop explicou-se e exemplificou-se como fabricar sabonetes naturais tendo sido dinamizado pela Sra. Andreia Ferraz.

Estas atividades foram dirigidas às turmas 9/4 e  9/5, inseridas nos respetivos trabalhos de projeto/DAC e ainda aos alunos do projeto Eco-Escolas.

O objetivo foi promover a consciencialização para as questões ambientais, os palestrantes alertaram os jovens para os principais efeitos negativos que a poluição humana tem nos oceanos e, como consequência, nos animais que lá vivem.

Explicou-se ainda quais as boas práticas ambientais desenvolvidas pela autarquia e o papel dos jovens no futuro do ambiente e da sobrevivência sustentável do planeta.

Tratou-se de uma palestra muito participativa, foram colocadas perguntas aos estudantes, para que estes pudessem intervir e participar de forma mais ativa na sessão.

No workshop, os alunos aprenderam a arte de misturar glicerina com óleos essenciais para fabricar diversos tipos de sabonetes artesanais, naturais, de cores, texturas e aromas variados e sobretudo amigos do ambiente. Para além disso, puderam ver colares, pulseiras, porta chaves e brincos feitos com flores naturais e conchas.

A equipa organizadora do evento (Manuela Silva, Andrea Silva e Susana Mão Cheia e o projeto Eco-Escolas) agradecem à Organização Não Governamental Wings of the Ocean pela mensagem deixada e desafio lançado, à Câmara Municipal da Calheta pelo apoio prestado, nomeadamente aos senhores vereadores com pelouro da educação e ambiente, Dra. Doroteia Leça e Dr. Aleixo Abreu. Agradecemos também à Dra. Ana Paula Caldeira, bióloga da Câmara Municipal da Calheta pelo seu trabalho e colaboração, à Sra. Andreia Ferraz pela sua disponibilidade ao abraçar este desafio e excelente trabalho desenvolvido e ainda às senhoras funcionárias Isabel Freitas e Conceição Alves pelo seu contributo nesta atividade. Um bem-haja a todos!




Sem comentários:

Enviar um comentário